sábado, 29 de novembro de 2008

O desfecho de uma batalha heróica - podcast no ar

Chegou a hora de entrarmos em campo! Depois de uma vida inteira treinando e ouvindo as manifestações da torcida, é hora de fazer a nossa parte!

Talvez essa afirmação seja um pouco de exagero, mas é o que resume o nosso sentimento neste momento. Afinal, me diga qual o garoto que não é fanático por futebol? Albert Camus diz que "o que ele sabe sobre os homens ele deve ao esporte bretão". E por que nós não seríamos assim também?

O nosso projeto que entra no ar agora baseou-se na criação de um podcast – programete de rádio veiculado na Internet – que resgatasse a história do Sport Club Gaúcho, clube de futebol passo-fundense que atualmente encontra-se com as atividades encerradas, mas que completou 90 anos neste ano de 2008. Com ele, procuramos contar um breve histórico do clube, suas glórias, seus desafios, suas “voltas por cima”. Conversamos com pessoas que tiveram uma ligação direta com o clube, e com pessoas que estão praticando ações na tentativa de reavivar o futebol da instituição, pelo menos.

...

Quando começamos esta jornada de resgatar a memória do Sport Club Gaúcho, éramos cinco bravos e aguerridos companheiros de lutas e conquistas. Terminamos em quatro apenas, com contornos de jogo heróico, mas conseguimos reverter as adversidades e colocar o programa no ar!
...

O blog/podcast mostrou-se necessário a partir do momento em que se instaurou um certo descaso do povo passo-fundense para com o clube. E essa justamente foi a importância da criação dessa ferramenta, fazer com que as pessoas não se esqueçam que, após os campos de trigo da Serra, existe o Sport Club Gaúcho de Passo Fundo. Portanto, escutem, baixem, guardem para vocês esta nossa homenagem. E, quando pensarem que o Gaúcho não existe mais, tenham sempre em mente as primeiras frases do hino do periquito: avante meu clube alviverde, o mais querido da cidade...


OUÇAM AQUI:

http://omaisqueridodacidade.podomatic.com/player/web/2008-11-28T11_41_14-08_00



-------------------------------------------

Ficha técnica:
O Mais Querido da Cidade

Trabalho realizado para a disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, sob a orientação do Prof. Ms. César Augusto Azevedo dos Santos.

Locução: Carlo Luigi Silvestri
Roteiro: Carlos Eduardo Beckel e Mateus Bringhenti
Produção: Pablo Tavares

Agradecimentos:
Ao nosso orientador, César Augusto Azevedo dos Santos, às pessoas que deram seus nobres depoimentos ajudando a resgatar um pouco dessa história: Cassiano Del Ré, Meirelles Duarte e Rudimar Pedro. Agradecemos também à Marco Antônio Damian, outro pilar em prol do resgate da história do clube na cidade, ao jornalista Paulo Roberto D'Agustini, e a todos os ex-jogadores, ex-dirigentes e pessoas que ajudaram a moldar os 90 anos do Sport Club Gaúcho.


O Mais Querido da Cidade para download
Você pode baixar o podcast e o hino do clube no link:

http://www.omaisqueridodacidade.podomatic.com


...

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns galera...
ficou muito show o trabalho que voces executaram, e através disso esperamos que o restante da comunidade passofundense, veja e não deixe cair o sentimento pelo clube.

Paulo Roberto D'Agustini disse...

Ainda não ouvi todo o áudio mas parabenizo antecipadamente pela iniciativa. Agradeço também pela menção do meu nome. O mérito é todo de vocês. Um abraço especial aos amigos Pablo e Luigi.

Unknown disse...

Parabéns pessoal pelo trabalho. Vamos reerguer o verdão.
Fazemos um trabalho semelhante ao de vcs. www.futeboldepassofundo.futblog.com.br e também temos uma comunidade no orkut sobre o futebol da cidade inclusive do Sport Club Gaúcho. Estamos pondo-a a sua disposição para divulgação do blogger.

Anônimo disse...

parabêns pessoal.É isto aí mesmo,está na hora de nós passo fundenses começarmos á nos impormos e participar mais das coisas boas de nossa cidade,pois nos últimos anos só estamos perdendo tudo que é de bom aqui na nossa cidade,assim foi com o sport clube gaúcho e o passo fundo.Mas ainda bem que temos pessoas como voçês aí,não podemos ficar sem futebol na nossa cidade,temos que atrair empresas que queiram patrocinar nossas equipes daqui,e podemos fazer mais ainda pessoal,já que á cidade de passo fundo,através de seus vereadores,se dá o luxo de proibir grandes redes de hipermerados se intalarem na cidade,eles podem incentivar os grandes á patrocinar o gaúcho em troca.obrigado.

GAÚCHO DE PASSO FUNDO disse...

Gilmar Rosso é o novo presidente do Sport Club Gaúcho. Falando à Rádio Planalto AM (730), o dirigente afirmou que existe a intenção de disputar a Segundona do Rio Grande do Sul em 2010, porém tudo vai ficar definido nas reuniões do grupo de trabalho.
Sobre o lugar para jogar, ele afirma que a prioridade continua sendo o Estádio Wolmar Salton, que sofreu diversos estragos no processo de impasse jurídico sobre a área. Estão ocorrendo reuniões envolvendo os representantes jurídicos do clube e da família do jovem que caiu na piscina e que recebeu no período a posse do estádio.
Se não for no Wolmar Salton, existem outras possibilidades. Tudo será analisado com cautela.
Gilmar Rosso também destacou o interesse de se preservar a história do clube - ele é professor de história e empresário - e, para tanto, já se pensa em uma camisas retrô de jogadores como Bebeto, Meca e Dyson Pontes